4 receitas de homus e dicas para você criar a sua








Eu amo homus, e vocês? Homus é aquela pastinha feita com grão de bico e tahine (pasta de gergelim ou sésamo no português de Portugal), típica da culinária árabe, síria e libanesa. Nunca vi uma pessoa recusar homus, muito menos dizer que não gosta. Eu já amava antes de virar vegana, mas foi depois da transição que essa pastinha ganhou versões diferentes em casa e ganhou um espaço especial tanto na minha geladeira, quanto no congelador porque, alem de versátil, fornece proteínas do grão de bico (ou do feijão para dar spoiler de uma das receitas) e cálcio do gergelim (sésamo).


Geralmente, faço a cada quinze dias pelo menos um tipo de homus, e já aproveito para congelar metade. Imagina minha alegria quando abro o congelador e vejo uma variedades de homus para comer... bom demais, né? Testem essa magia aí também e me digam se é ou não é pura gostosura ter sempre um homus prontinho para comer com palitinhos de cenoura e pepino no lanche, para passar no pão ou até para dar um toque especial de cremosidade em uma super salada. Ah, na tapioca também fica uma delícia!

Vou deixar aqui quatro receitinhas para vocês, quem fizer ou quem já fez alguma me conta aqui se aprovou (no instagram a gente bate o maior papo né pessoal, esse espaço é novo, vamos conversar por aqui também 🥰?).

No final do post, dou dicas de conservação e dicas para você usar toda sua criatividade para fazer seu próprio homus (e compartilhar comigo depois para eu fazer sua receita também!).




1. HOMUS ROXO

Um belo dia, me deparei com uma infinidade de feijão preto cozido, bati com beterraba e tahine, servi em um jantar e disse apenas que era um homus de beterraba. Perguntei se alguém notava alguma diferença, e ninguém, mas ninguém mesmo disse que tinha feijão preto no lugar do grão de bico. Fica super gostoso e equilibrado com o toque de cominho.

Façam o teste aí para ver se alguém descobre o "ingrediente intruso" hehe.



INGREDIENTES

1/2 xícara de beterraba crua cortada em cubos.

2 xícaras de feijão preto cozido.

1 dente de alho pequeno, sem o miolo.

½ xícara de tahine.

¼ xícara de azeite.

¼ xícara de água.

1 limão (suco).

1/2 colher de chá de cominho.

1/2 colher de chá de sal.

PREPARO

Com a varinha mágica (mixer) ou no liquidificador, comece batendo a beterraba, alho, sal e cominho com a água, limão e o azeite. Quando estiver bem misturado e sem pedacinhos, acrescente o feijão preto aos poucos e vá batendo, desmanchando os grãos do feijão por completo. Por fim, acrescente o tahine e continue mixando, até formar um creme liso e aveludado.

Essa receita vai render bastante homus, veja se você quer fazer ela inteira e congelar uma parte para depois ou se prefere fazer apenas metade dela.

Na geladeira, dura 5 dias.


2. DUO DE HOMUS


Esse duo leva pasta de amendoim no lugar do tahine. Desenvolvi essa receita para o Curso de Marmitas BBB (Boas, Bonitas e Baratas). Como a ideia do curso é maximizar ingredientes, tempo e dinheiro na cozinha, aproveitei o óleo de gergelim (sésamo) e a pasta de amendoim que já haviam sido utilizados em outras receitas para fazer dois homus diferentes a partir da mesma base. O pessoal do curso amou, espero que vocês também gostem!



HOMUS DE AMENDOIM


INGREDIENTES

2 xícaras de grão de bico cozido.

2 colher de sopa de pasta de amendoim sem açúcar e sem pedaços.

2 colheres de chá de óleo de gergelim.

3 colheres de sopa de suco de limão.

Pimenta do reino moída na hora, a gosto.

1 colher de chá rasa de sal

2 dentes de alho sem o miolo (1 se muito grande), picadinho.

PREPARO

Bata todos os ingredientes com a ajuda da varinha mágica (mixer), processador de alimentos ou em um liquidificador potente, começando pelo grão de bico, suco de limão e pasta de amendoim. Se for necessário, acrescente um pouco de água morna para ajudar a bater.



HOMUS DE ERVILHA e CEBOLINHA

INGREDIENTES

1/2 xícara de Homus de Amendoim.

1 xícara de ervilha cozida.

2 colheres de sopa de azeite.

¼ de xícara de cebolinha picada.

PREPARO

Bata a ervilha cozida com a ajuda da varinha mágica (mixer), processador de alimentos ou em um liquidificador potente, acrescentando um pouco de água morna caso seja necessário para ajudar a bater. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e bata até obter uma pasta homogênea.


3. HOMUS ROSA

Sim, beterraba de novo, mas dessa vez, com grão de bico! Para quem quiser uma versão "original" do homus, é só seguir essa receita e tirar a beterraba.



INGREDIENTES

1/2 xícara de beterraba crua cortada em cubos.

2 xícaras de grão de bico cozido.

1 dente de alho pequeno, sem o miolo.

½ xícara de tahine.

¼ xícara de azeite.

¼ xícara de água.

1 limão (suco).

1/2 colher de chá de cominho (opcional).

1/2 colher de chá de sal.

PREPARO

Bata todos os ingredientes com a ajuda da varinha mágica (mixer), processador de alimentos ou em um liquidificador potente, começando pela beterraba e os líquidos. Acrescente em seguida o grão de bico e por fim vá acrescentando o tahine aos poucos. Se estiver muiiito denso e seu liquidificador não for uma super potência, coloque um pouco mais de água.


DICAS DE CONSERVAÇÃO

Como eu disse no início do post, eu faço homus em grandes quantidades para congelar. Na geladeira, ele dura polr volta de 5 dias, podendo chegar a uma semana. É muito fácil perceber se o homus ainda está bom para comer porque quando ele não está ele fermenta e fica com um cheiro azedo.

No congelador, ele dura bem um mês, então minha dica é que você deixe na geladeira apenas o que for consumir na semana e congele o resto ;) Para descongelar, o ideal é deixar na geladeira um dia antes de consumir para que ele descongele em temperatura controlada.


DICAS PARA VOCÊ CRIAR SEU PRÓPRIO HOMUS

Não tem muito segredo: bata grão de bico ou feijão com um pouco de tahine + limão + alho + sal e acrescente água para ajudar a bater. Simples assim. O equilíbrio do homus está na proporção tahine/limão e você pode ajustar a medida de acordo com seu paladar. O tahine tem um gosto bastante amargo, e a acidez do limão ajuda a suavizar esse amargor. Nas minhas receitas, costumo colocar bastante limão para, além de quebrar o amargor, sentir esse gostinho cítrico que eu amo.

Outra dica que acho legal é fazer uma base (por exemplo, grão de bico + tahine + limão + alho, sal e água), dividir em três partes e brincar acrescentando temperos e outros vegetais. Vou deixar uma listinha de alguns ingredientes para você experimentar:

- cominho.

- orégano.

- cebolinha.

- cúrcuma (açafrão) fresca.

- pimentão assado.

- tomate assado.

- cenoura cozida.

- alho poró (ou alho francês no português de Portugal) refogado.

A textura do homus é um ponto importante, mas subjetiva. Há quem goste dele mais mole e menos consistente; eu prefiro fazer mais firme, por isso coloco o mínimo de água possível. Fica melhor para congelar e descongelar depois e, se eu quiser ele menos consistente por qualquer motivo (por exemplo, para fazer um molho), é só acrescentar um pouco de água e azeite depois.

Há quem goste de sentir os pedacinhos, eu prefiro uma textura lisa e aveludada, por isso bato bem até todos os ingredientes se desfazerem por completo :)




Gostou desse post? Então compartilhe com amantes de homus e com pessoas que querem se alimentar com mais saúde, menos processados e menos produtos de origem animal em casa ❤.

#luisamafeicozinha #cozinhafetiva #vegan #govegan



0 visualização

Posts recentes

Faça parte do canal da jornada 333 no Telegram

Quer dicas e receitas diárias?

  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook Luisa Mafei

©2019 by Luisa Mafei Cozinha Afetiva