Dicas veganas de Londres


Pizza do Purezza, a melhor que já comi

Estive em Londres por 4 diazinhos corridos, mas foi tempo o suficiente para descobrir que a rainha foi subsituída pelos vegetais, DEUS SALVE OS VEGETAIS que siiiim monarquia é coisa do passado e o futuro é vegano! Vou compartilhar aqui os lugares que mais curti de cafés e restaurantes, mas posso ser sincera? Ao contrário do que o senso comum diz, não precisa se esforçar muito para comer bem em Londres. Não se você for vegana.

A Inglaterra tem uma péssima reputação na gastronomia mundial, mas o veganismo taí para fazer (também essa) justiça.

Não tem como não se emocionar: tem opção de leite vegetal em qualquer café, e mesmo nos mais carnistas vai ter, além do leite, pelo menos uma torrada com feijões para você comer haha.


Pão com feijão. Sim, pão com feijão haha, e não é que é bom?

Estranho? Para quem veio da terra do arroz com feijão, com certeza haha. Mas eu sou daquelas que ama provar tuuudo, então tá valendo.

Vamos aos lugares que mais gostei?

1. Purezza

Essa pizzaria fica num bairro que eu amo, Camdem Town, antigo reduto punk. O cardápio é incrível e é difícil optar por uma. Os queijos das pizzas são todos feitos pelo próprio restaurantes e são surreais de bons. A massa então.... ahhh vou parar se não vou morder o teclado haha. Tem opção sem glúten também, mas eu fui na massa tradicional, seguindo o conselho da garçonete.

Posso falar? Melhor pizza que comi na vida. Ganhou prêmio de melhor pizza do Reino Unido e melhor pizza internacional em 2018. Ou seja, aparentemente o mundo concorda com minha opnião.


2. Cinn Tree Bakery

Não é vegan, mas vale não só pelas opções de docinhos vegans incríveis, como pelo passeio. Se você ama mercadões, não pode deixar de ir lá comer um docinho, pois essa banquinha fica dentro do Borough Market, que fica embaixo da London Bridge. Aproveite para ir na parte de frutas e verduras, mesmo que você não compre nada, como eu, vale ver coisas como uma couve-flor roxa, né?

(Tenho certeza que nesse momento alguém está rindo e dizendo naaao, se você se identificou deixa um comentário dizendo "viva a couve-flor roxa" por favor, obrigada).

Amei tanto esse mercado que voltei lá outro dia e comi um hamburgão vegano.



3. Tibits Uk

Esse é um restaurante vegetariano e vegano por quilo bem gostoso! Não precisa ficar perguntando o que é e o que não é vegano porque tem plaquinha em tudo para nossa alegria. Tenho apenas uma crítica. A comida estava ótima, mas O restaurante se declara zero waste (zero lixo). O que a gente espera de um restaurante assim? No mínimo, que eles não usem ou reduzam o máximo de embalagens, né? Que compostem o lixo orgânico e que utilizem ingredientes locais para reduzir a pegada de carbono, certo?

Pois eu perguntei à gerente porque o restaurante é zero waste e a resposta foi: somos um quilo. A pessoa só coloca no prato aquilo que vai comer.

Pessoal, então no Brasil estamos anos luuuz na questão zero waste, afinal encontramos muito, mas muito mais restaurantes por quilo do que na Europa!

Falando sério: achei muito errado reduzir o zero waste ao prato do cliente. Mesmo. Essa é uma discussão muito séria, e tem pessoas e restaurantes incríveis movendo rios e montanhas para se rotularem assim, e, principalmente, cozinharem por um mundo melhor.

Fiquei um pouco ofendida com a resposta, na verdade não sei se ofendida é bem a palavra, mas sabe quando você se sente feita de trouxa? Então.

Nossa, mas então porque você está indicando esse restaurante?

Por três motivos:

1. a comida é boa mesmo assim e se você for a única vegana da viagem, como eu era, vai todo mundo ficar feliz com a quantidade de opções para todos os gostos.

2. fica pertinho de um dos melhores museus que já fui, o Tate.

3. para você também questionar o termo "zero waste", como eu fiz, até eles tomarem vergonha na cara e ações para pelo menos se aproximarem desse termo.

4. Caytre Restaurant

Vietnamita que não é, vegano, mas tem opções veganas para você provar comida vietnamita de raiz. Sabe aquelas tigelonas com aquele macarrão, caldo e vegetais incríveis conhecida por Pho? Entaõ, comi o melhor da minha vida lá. Precisa fazer reserva porque lota!

5. Louie Louie

Descobri esse badalado café bem ao lado do airbnb em que ficamos, na região do Elephant Castle. Também não é vegano, mas tem ótimas opções de brunch e uns bolos que fiquei morrendo de vontade de comer, mas não sobrou espaço hehe.

O prato que pedi, confesso, não era o que esperava para a primeira refeição do dia. Abóbora assada, picles de beterraba, batatas, repolho.... mas não sei nem descrever o quão delicioso aquilo estava. Ao contrário do que imaginava, me desceu abraçando e demorou para eu sentir fome depois!


Você comeria uma pratada de vegetais assim logo cedo?

6. Flat Iron Square

Mais um mercado de comidas, bem menor que o Borough, mas que eu indico porque fica bem perto do Globe Theatre, que é um passeio ótimo. Tem muitas opções veganas, eu comi um ramen, perfeito para aquecer no frio.

Sobre o Globe: é o teatro do Shakespeare, lindo de morrer! Eu assisti a uma peça de pe por 5 libras. Vale muito a pena! Tem também a visita guiada no teatro, mas como assisti a peça acabei não fazendo.

7. Deliciously Ella

Chegamos ao momento polêmico do tour gastrônomico. Eu acompanho o trabalho da Ella há muito tempo no instagram e por isso fui cheia de expectativas. Problema meu, né?

Pois bem elas foram frustadas, o que também é problema meu, e não dela. Eu imaginava um lugar com uma infinidade de opções, bolos maravilhosos, doces lindos. E o que encontrei foi um café bonitinho, com poucas opções, aquele monte de pacotinhos dos docinhos que ela faz e vende embalado (são bons) e umas mesas meio descuidadas, com copos e xícaras acumuladas.

Chega a doer escrever isso aqui porque eu respeito o trabalho dela e esse café, ao contrário de outros lugares que falei bem aqui, é 100 % vegan. Mas eu sou sincerona mesmo, pessoal.

Se alguém aqui já foi, pelo amor da deusa vegana, deixe sua opinião nos comentários :)

E não deixem de ir, porque os cafés e lattes são maravilhosos!

-----

Voltei para Lisboa cheia de vontade para ir nos lugares que não tive tempo de ir.

Mas já estava com saudade do sol daqui, e da calma.

Se você já foi para Londres ou se conhece lugares veganos bacanas por lá, deixa aqui dicas porque eu hei de voltar para comer mais gostosuras!

Beijos!


Se teve uma coisa que fiz foi comer. A outra foi passar frio!

0 visualização

Posts recentes

Faça parte do canal da jornada 333 no Telegram

Quer dicas e receitas diárias?

  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook Luisa Mafei

©2019 by Luisa Mafei Cozinha Afetiva