KATSU Curry Japonês


Servido com vegetais e arroz, é um almoço completo, de sabores complexos, mas simples de preparar.




INGREDIENTES para o TOFU EMPANADO


2 fatias de 1 dedo de tofu (100g cada).

⅓ xícara de fécula de batata.

1 colher de café fermento químico.

⅓ Shoyu.

Fio de Azeite.


INGREDIENTES para o CURRY JAPONÊS


1 cebola pequena em cubos.

2 dentes de alho em cubos, sem o miolo.

2 colheres de chá de gengibre ralado.

1 colher de chá de cúrcuma fresca ralada.

2 colheres de chá de sementes de cominho.

2 colheres de chá de sementes de coentro.

1 folha de capim limão cortada em rodelas.

1 colher de sopa de azeite.

¾ xícara de leite de soja (ou menos, o molho não pode ficar muito fino).

Suco de ½ limão.

½ colher chá sal.


INGREDIENTES para a GUARNIÇÃO


6 folhas de pak choi, cortadas em tiras.

6 tomates cereja, cortados ao meio.

6 cogumelos paris, cortados em 4.

3 colheres de sopa de água.

Arroz cozido (gohan, branco ou integral).

2 colheres de sopa de gergelim tostado.


PREPARO


  1. Unte uma assadeira antiaderente com azeite, ou forre uma assadeira com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 220 ºC.

  2. Misture a fécula de batata e o fermento em uma tigela. Corte a fatia de tofu em 4, passe no shoyu e na fécula de batata. Passe mais uma vez cada retângulo de tofu na fécula de batata, leve para assadeira, regue com um fio de azeite e leve para assar por 20 min, virando na metade do tempo.

  3. Transfira os vegetais para uma frigideira tipo wok ou para uma panela de boca larga, de modo que eles não se sobreponham. Acrescente a água, uma pitada de sal, tampe e leve para cozinhar em fogo baixo por 10 min.

  4. Para o curry, comece aquecendo os temperos secos em uma frigideira. Quando começar a tostar, acrescente o azeite, os temperos frescos e o sal e refogue até dourar bem. Desligue o fogo, acrescente o leite, misture e transfira para o copo do mixer ou liquidificador. Processe e peneire de volta para a frigideira.

  5. Na hora de servir, acrescente o suco de limão no curry e misture. Sirva o curry com os vegetais, gohan ou arroz comum e o tofu empanadinho. Finalize com gergelim e pronto!



DICAS E SUBSTITUIÇÕES


  • Se você gostar do curry, da próxima vez que fizer duplique, triplique, quadruplique a receita e congele sem adicionar o suco de limão. Descongele na geladeira um dia antes de usar e deixe para acrescentar o suco de limão na hora de aquecer, para devolver todo o frescor do curry e ainda acrescentar vitamina C, essencial para a absorção do ferro, no seu prato!

  • Caso utilize tempero em pó ao invés do tempero fresco para o gengibre e cúrucma ou em grãos para coentro ou cominho, utilize metade da quantidade indicada.

  • Eu moro em Portugal, e aqui o limão mais comum é o amarelo, “siciliano”, mas atenção, essa receita pede o limão taiti (lima no português de Portugal), da casca verde (aquele que mais temos acesso no Brasil). Fica a dica, mas se você só tiver o limão siciliano use ele mesmo, não deixe de fazer o curry por isso ;)

  • Não tem coentro e cominho, nem em semente nem em pó? Experimente fazer o seu próprio curry com os temperos que tiver em casa! Uma pitadinha de canela, um ou dois cravinhos, pimenta do reino, pimenta branca, pimenta malagueta (piri piri), mostarda em pó ou em sementes são temperos pungentes que também vão funcionar bem. Adeque as quantidades para não perder o equilíbrio dos sabores e libere sua criatividade!



Por fim, KATSU é uma palavra que tem vários significados: conquistar, vencer, ganhar, dominar, demais, ao mesmo tempo, além disso. Não quer dizer nem curry, nem empanado, mas acabou sendo usado para um prato de curry geralmente servido com frango empanado. Quem me fez esse esclarecimento foi o pai de um grande amigo, grande chef, Rafael Jyo. Obrigada, Rafa!

0 visualização

Posts recentes

Faça parte do canal da jornada 333 no Telegram

Quer dicas e receitas diárias?

  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook Luisa Mafei

©2019 by Luisa Mafei Cozinha Afetiva