LASANHA de BERINJELA


Essa lasanha fez tanto sucesso nos stories do Instagram que decidi compartilhar logo a receita ao invés de fazer de novo para ter fotos melhores do que essas haha. Afinal, não quero que ninguém espere para comer essa gostosura feita só com afeto e sem nada de crueldade :)

Ficou muito boa e é daqueles pratos para botar na mesa para comedores de todos os tipos.

Apesar de não levar massa e sim berinjela, ela desce abraçando como se fosse comida da mamma italiana.

O molho de tomate assado com manjericão e páprica defumada merece ser usado não apenas nessa receita, mas em qualquer massa. Pode inclusive ser congelado para ser consumido depois.

Eu pensei muito se ia comprar um queijo vegano pronto, ou se ia fazer o meu. Fiz um creme de batatas para fazer as vezes do queijo. Não é que ficou pura gostosura?



INGREDIENTES (para 6 pessoas)

4 berinjelas.

10 tomates médios bem maduros.

6 batatas médias.

1 cebola grande.

4 dentes de alho.

¼ de xícara de folhas de manjericão fresco.

1 colher de sobremesa de páprica defumada.

1 colher de sobremesa de vinagre de arroz.

1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional que vale a pena, porque dá um gostinho de queijo).

2 colheres de sopa de tapioca.

Sal marinho a gosto.

Azeite, o quanto baste.

1 xícara de leite de soja ou outro leite vegetal.

PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Corte os tomates em 4 partes iguais e disponha sobre uma assadeira. Descasque o alho e corte em 3 partes iguais e junte aos tomates na assadeira. Corte a cebola em cubos rústicos e transfira para a mesma assadeira. Regue com azeite e tempere com um pouco de sal e a páprica defumada. Leve a assadeira para o forno.

Leve as batatas para cozinhar com água em uma panela semi-tampada. Se as batatas forem muito grandes, corte em pedaços menores para diminuir o tempo de cozedura.

Enquanto o forno e o fogão trabalham, corte as berinjelas em sentido longitudinal, ou seja, em fatias, e não em rodelas. O corte deve ser fino, então se você tiver uma mandolina, ajuda muito! Deixe as fatias de berinjela de molho em uma bacia com água e um pouco de sal, isso ajuda a reduzir o amargor que incomoda à alguns paladares. Coloque um peso sobre as berinjelas, tipo um prato, para que elas fiquem submersas.

Verifique se as batatas já estão bem cozidas, caso estejam, desligue o fogo e, antes de escorrer a água, reserve um pouco dela para utilizar caso seja necessário. Passe as batatas na água fria para ajudar a descascá-las e transfira para o liquidificador. Acrescente o leite vegetal, levedura nutricional caso esteja utilizando e um pouco de sal e bata. Caso seja necessário, acrescente um pouco da água do cozimento da batata para ajudar a bater. A ideia obter um creme consistente. Abra a tampa do liquidificador e acrescente a tapioca e o vinagre. Bata por mais dois minutos. Transfira o creme para um recipiente e reserve.

Antes de lavar o liquidificador, abra o forno e jogue na assadeira as folhas de manjericão. Pronto, agora sim, lave o liquidificador e aproveite para organizar a cozinha e para lavar a tábua, a faca, e tudo o que estiver por ali em cima da sua bancada de trabalho.

Abra o forno novamente e verifique se o tomate, cebola e alho estão bem assados. O tomate deve estar com a pele enrugada e a cebola transparente ou dourada. Se já estiver nesse ponto, retire do forno sem desligá-lo. Bata os legumes assados no liquidificador com azeite para obter seu molho e reserve.

Na mesma assadeira em que você assou os legumes para o molho, monte a sua lasanha seguindo a seguinte ordem: uma camada de molho de tomate, uma de fatias de berinjela e uma de “queijo” (= creme de batata). Alinhe bem as berinjelas para não deixar espaço entre elas, isso ajuda a lasanha a ganhar consistência.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais 30 min e, nos 5 minutos finais, retire o papel alumínio.

Nesse tempo final de trabalho do fogão, eu costumo fazer o arroz e já aproveito para lavar a louça que usei. Eu não, quem faz isso é o Paulo, meu companheiro, hehe.




Um pouco do passo a passo: tomate, cebola e alho na assadeira para serem assados, batata já cozida e descascada, berinjela fatiada, tomate, cebola e alho prontos para serem batidos, lasanha sendo montada e lasanha antes de ir ao forno :)


Sério. O molho é tão, mas tão especial que no dia seguinte fui à praia e devorei esse macarrão frio mesmo!



#luisamafeicozinha #cozinhafetiva #vegan #govegan #veganforthehealth #veganfortheplanet #veganfortheenvironment #veganforthepeople #vegangirl #veganchef #veganfood #foodrecipe #comidadeverdade #plantbased #organic #organico #biologico #semgluten #semlactose #lasanhadeberinjelalm

180 visualizações

Posts recentes

Faça parte do canal da jornada 333 no Telegram

Quer dicas e receitas diárias?

  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook Luisa Mafei

©2019 by Luisa Mafei Cozinha Afetiva