MUFFIN RANCHEIRO + PANQUECA!



Essa receita é super simples de preparar, e, além dos muffins, a massa rende uma bela panqueca! Ou seja: é uma receita dois em um!

Essa receita é sem glúten, e por isso leva fécula de batata e farinha de grão de bico no lugar da farinha de trigo, mas você pode substituir perfeitamente pela farinha de trigo que também dá certo.

A fécula de batata pode ainda ser substituída pelo polvilho doce.

Acho interessante utilizar a farinha de grão de bico, porque ela é uma farinha rica em fibras e protéinas. As lojas a granel costumam vender esse tipo de farinha, bem como lojas e mercados orgânicos/ biológicos. Em São Paulo, na Zona Cerealista, ela é facilmente encontrada.

Ah, o recheio ficou bem do rancho hehe, milho, cenoura e cebola, mas você pode rechear com o que tiver em casa. O importante é não deixar de fazer por não ter um ingrediente ou outro, não é?




INGREDIENTES

1 xícara de farinha de grão de bico.

1 xícara de fécula de batata.

[Se preferir, substitua ambas por duas xícaras de farinha de trigo].

2 ½ xícaras de leite de soja ou outro leite vegetal.

¼ xícara de azeite.

2 xícaras de cenoura ralada.

1 xícara de milho cozido.

1 tomate cortado em cubos rústicos.

1 cebola grande - ¼ cortada em cubos rústicos e ¾ cortada em fatias finas tipo meia lua.

2 dentes de alho cortados em cubos rústicos.

1 colher de sopa de fermento em pó.

1 colher de sopa de açúcar mascavo.

1 colher de sopa de shoyu.

½ colher de chá de sal marinho.

1 colher de sopa de ervinhas secas (cebolinha, orégano, manjericão etc).

.

PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200 ºC e unte as forminhas de silicone com um pouco de azeite (você pode também usar uma assadeira pequena para fazer uma torta ao invés de muffins).

Leve uma frigideira ao fogo médio com um fio de azeite e refogue as fatias finas de cebola até dourarem (reserve os cubos rústicos por enquanto). Quando a cebola dourar, acrescente o açúcar e mexa até derreter. Em seguida, acrescente o shoyu e refogue por mais 1 minuto. Acrescente 1 xícara da cenoura ralada (reserve a outra xícara) e o milho e refogue por mais 3 minutos. Desligue o fogo e reserve. No liquidificador, acrescente a cebola em cubos rústicos, o tomate, alho, a erva seca, leite e sal e bata por dois minutos. Acrescente as farinhas e o azeite e bata por mais 3 minutos. Por fim, acrescente o fermento e bata por mais 1 minuto. Coloque as forminhas de muffin em uma assadeira e complete cada uma delas com 3 partes iguais, começando pela massa, seguindo pelo recheio, e finalizando com a massa. Se desejar, salpique um pouco de algum temperinho ou semente para decorar. Leve ao forno e asse por 25 minutos. Protinho! Esses muffins são ótimos para o café da manhã, para levar de lanchinho, ou para comer a noite com uma saladona. Podem ainda ser congelados para serem consumidos ao longo do mês.

.

PANQUECA

Para fazer a panqueca, basta aquecer uma frigideira com um fio de azeite em fogo médio e despejar uma concha cheia da massa, de modo que cubra toda a superfície da frigideira.

Quando a massa levantar bolhas (isso leva por volta de 2 minutos), vire do outro lado, com a ajuda de uma espátula e deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos.

Sugestões de consumo:

Com homus ou outras pastinhas vegetais.

Com abacate amassadinho com azeite e limão e tomates cortados em cubos.

Com verduras refogadas.

Sugestão de armazenamento:

A massa aguenta bem 3 dias na geladeira, então você pode fazer a panqueca no momento em que for comer. Entretanto, eu que sou adepta da cozinha prática, costumo fazer todas as panquecas de uma vez e deixo na geladeira. Na hora de comer, aqueço na frigideira com um pouco de azeite e pronto!


#luisamafeicozinha #cozinhafetiva #vegan #govegan #veganforthehealth #veganfortheplanet #veganfortheenvironment #veganforthepeople #vegangirl #veganchef #veganfood #foodrecipe #comidadeverdade #plantbased #organic #organico #biologico #semgluten #semlactose #muffinlm




153 visualizações

Posts recentes

Faça parte do canal da jornada 333 no Telegram

Quer dicas e receitas diárias?

  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook Luisa Mafei

©2019 by Luisa Mafei Cozinha Afetiva