Omelete vegano

Já preparou uma omelete sem quebrar nenhum ovo? Não?

Então vou te dizer uma coisa: quem tem grão de bico, tem tudo, inclusive omelete :)

Ou melhor, grãomelete!

Fica absolutamente delicioso, é prático de preparar e você precisa de basicamente dois ingredientes: farinha de grão de bico e água!

A farinha de grão de bico é geralmente vendida em mercados a granel, lojas de produtos naturais e lojas de produtos orgânicos (ou biológicos no português daqui de Portugal).

Você pode rechear o seu omelete com o que você quiser, cogumelos refogadinhos com tomate é um dos meus recheios preferidos, mas dá para soltar a criatividade e ir looonge nas opções.

Vamos à receita?



INGREDIENTES


(para 2 porções)


3/4 xícara de farinha de grão de bico.

1 xícara de água.

1 colher de chá de sal negro (o sal negro ou kala namak agrega um gostinho de "ovo" à receita. Caso não encontre, utilize o sal comum, vai ficar gostoso também!).

1 colher de chá de orégano.

1 colher de café de cúrcuma.

Fio de azeite extra-virgem.


PREPARO


1. Misture a farinha com a água em uma tigela com a ajuda de um fouet ou de um garfo, até a farinha dissolver completamentamente.

2. Acrescente os temperos e misture novamente.

3. Leve uma frigideira anti-aderente média no fogo médio e espere aquecer. Acrescente um fio de azeite e, em seguida, uma concha e meia da mistura de omelete vegano.

4. Deixe cozinhar de um lado por 2 minutos ou até borbulhar e formar "buraquinhos". Vire do outro lado e conte 30 segundos. Acrescente o recheio em metade do omelete, dobre a metade sem recheio por cima da metade com recheio e está pronto!



DICAS


1. Essa é uma opção legal para café da manhã, mas também para almoçar ou jantar quando queremos algo prático. Com uma saladinha e batatinhas assadas no forno fica uma delicia!

2. Você pode deixar a massa crua pronta na geladeira e usar em até 5 dias.

3. Você pode também deixar a massa fermentando em um pote de vidro semi-tampado (com a tampa por cima, mas sem rosquear) por 12 horas e então preparar o omelete (e guardar o que sobrar de mistura crua na geladeira, conforme indicado na dica 2). A fermentação agrega um sabor mais complexo, e auxilia na digestão.

4. Recheado com caponata de frigideira (foto abaixo) também fica uma delicia!




5. Outro recheio que eu amo é com tofu refogado com espinafre e tomatinhos, uma excelente opção para quem quiser agregar ainda mais proteína nessa refeição.


Se você gostou, compartilha, gostosura boa é aquela que a gente divide!

E se fizer, me manda foto no instagram (@luisamafei) que eu amooo ver que estamos juntxs na cozinha e na busca por uma alimentação consciente, saudável e sustentável ❤.


Um beijo e até a próxima,


Luisa

Posts recentes

Quer ter acesso a receitas exclusivas e fazer parte da minha comunidade?

Faça parte do meu canal no Telegram

  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook Luisa Mafei

©2019 by Luisa Mafei Cozinha Afetiva