Receita 3 em 1, banquete completo

Oie!

Faz tempo que eu não compartilho uma receitinha aqui, então vou compartilhar logo três: couve-flor assada com molho de amendoim + purê de grão de bico + farofa de castanhas.

Fiz esse prato ao vivo no instagram e fez sucesso, por isso vou deixar aqui não só a receita de cada elemento que compõe o prato, mas um passo a passo bem bonitinho para você preparar tudo em menos de uma hora <3

Me conta aqui nos comentários se vc assistiu a live, se fez ou vai fazer esse prato?

Ah, como estamos em tempo de ficar em casa (e na cozinha, que é o melhor lugar da casa, hehe), vou deixar todas as substituições possíveis, combinado?

E como sei que tem gente que tá no comecinho de uma relação mais íntima com a cozinha, vou deixar também a lista de utensílios para ajudar na organização.

Então não se assusta com o tamanho dessa receita porque ela está super detalhada, tá?

Já recebi fotos de seguidoras que comprovam que é simples de tudo de fazer.

Sugiro que você faça essa receita porque, além de ser pura gostosura, ela é uma aula de técnicas simples e deliciosas para trabalhar com vegetais.

Vamos lá?


COUVE-FLOR assada com MOLHO DE AMENDOIM, FAROFA de CASTANHAS e PURÊ de GRÃO de BICO



RENDIMENTO: 3 a 4 pessoas.


INGREDIENTES para o PURÊ


2 xícaras de grão de bico cozido.

300 ml de leite vegetal.

1 cebola média cortada em cubos rústicos.

1 colher de sopa de azeite.

½ colher de chá de cominho em pó.


Substitutos: para o grão de bico, qualquer outra leguminosa (lentilha, ervilha, feijão branco ou até feijão preto/carioca); para o leite vegetal, caldo de legumes ou água (200 ml); para o cominho, pimenta do reino ou outro temperinho.


INGREDIENTES para a COUVE-FLOR


1 couve-flor pequena.

1 colher de sobremesa de cúrcuma.

1 colher de chá de páprica.

1 colher de chá de orégano.

¼ de pasta de amendoim.

100 ml de água morna.

½ colher de chá de sal.

Pimenta do reino moída a gosto.

Suco e raspas de ½ limão.


Substitutos: para a couve-flor, brócolis, abobrinha, cenoura ou batatas; para os temperos, os temperos que tiverem em casa; para a pasta de amendoim, pasta de outros nuts ou tahine.


INGREDIENTES para a FAROFA de CASTANHAS


1 xícara de farinha de mandioca.

½ xícara de castanhas picadas (amendoim, castanha de caju, nozes, amêndoas, etc, o que tiver!).

1 dente de alho cortado em rodelas.

1 colher de sopa de azeite.

½ colher de chá de sal.


Substitutos: para a farinha de mandioca, farinha de milho, farinha de aveia, aveia em flocos ou até mesmo fatias de pão torradas e raladas.



PREPARO


Leve aproximadamente 3 litros de água para ferver (o suficiente para cobrir a couve-flor) com a cúrcuma, páprica, orégano e sal. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Retire as folhas e o talo da couve-flor, cortando com uma faca, mas com delicadeza, para que os floretes não se separem. As folhas podem ser também cozidas e consumidas,e o talo pode ser guardado para fazer um caldo de legumes. Reserve até a água ferver.

Prepare o molho de amendoim, misturando em uma tigela a pasta de amendoim com a água morna, pimenta do reino e sal com a ajuda de um fouet, ou de um garfo, até a pasta dissolver completamente.

Pré-aqueça o forno a 220 ºC. Leve a couve-flor para cozinhar, inteira, assim que a água ferver. Cozinhe por 7 minutos (dependendo do tamanho, pode ser necessário um pouco mais de tempo), ela deve ficar al dente. Retire da panela, transfira para uma tábua a couve-flor em floretes. Passe cada florete no molho de amendoim e leve para assar em uma assadeira coberta de papel vegetal por 20 minutos, até que elas fiquem levemente “queimadas”.

Para o purê, refogue a cebola com azeite, sal e cominho até ela ficar bem caramelizada, em seguida, acrescente o grão de bico e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o leite vegetal e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e processe na própria panela com um mixer, caso não tenha um, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. Volte para a panela e apure em fogo baixo para reduzir durante 5 minutos.

Para a farofa, corte as castanhas e leve para aquecer com azeite em uma frigideira por 2 minutos. Acrescente o alho, refogue por mais um minuto e então acrescente a farinha de mandioca. Reduza o fogo, e mexa constantemente para tostar e não queimar :)



Sugestão: sirva uma cama de purê por baixo, uma camada de farofa por cima e a couve-flor por cima de tudo. Acrescente um pouco de suco e raspinhas de limão no molho de amendoim que tiver sobrado e regue a couve-flor com ele. Finalize com cebolinha cortadinha por cima ou outra erva fresca como a salsinha.



UTENSÍLIOS


Faca, tábua, colher de pau e:


PARA O PURÊ


1 tacho alto.

1 varinha mágica ou liquidificador.


PARA A COUVE-FLOR


1 tacho médio.

1 assadeira (forrada com papel vegetal se possível).

1 tigela média (bowl).

1 fouet ou garfo.


PARA A FAROFA


1 frigideira.





Espero que vocês tenham gostado :)

Um beijo e até a próxima,

Luisa

0 visualização

Posts recentes

Faça parte do canal da jornada 333 no Telegram

Quer dicas e receitas diárias?

  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook Luisa Mafei

©2019 by Luisa Mafei Cozinha Afetiva