SOPA DE BETERRABA com LEITE DE COCO

Essa sopa fez muito sucesso no cookshow que realizei no Mercado das Torcatas a convite do Gerador. Apesar de nunca ter sido fã de beterraba, comecei a gostar desse tubérculo depois que virei vegana (o paladar abre que é uma beleza!). Fiquei surpresa porque, ao contrário da criança que fui, todas as crianças presentes no cookshow tomaram e repetiram essa sopa! Muito amor, né?

Ela é super versátil, super prática de preparar e pode ser consumida quente ou fria.

Quando o Gerador me fez o convite do cookshow, foi lançado o desafio de cozinhar sem fogão, e por isso utilizei beterrabas que já vem cozidas, facilmente encontradas nos mercados aqui de Lisboa.

Apesar de preferir fazer tudo do zero, e nesse caso isso quer dizer cozinhar a beterraba em casa, devo admitir que essa é uma opção extremamente prática. A sopa fica pronta em 5 minutos e é super reconfortante.

Ah, compartilhei essa receita no instagram e recebi mensagens de pessoas que não tem acesso à todos os ingredientes nas cidades em que moram. Por isso vou deixar no final do post sugestões de substituições. Todo mundo merece comer uma gostosura dessas!


Vamos à receita?



Rende 750 ml

INGREDIENTES

500 g de beterraba cozida.

5 rabanetes pequenos.

½ cebola.

1 pedaço de 3 cm de gengibre fresco sem a casca.

400 ml de leite de coco.

300 ml de água.

1 colher de chá de sal marinho.

1 colher de chá de sementes de coentro.

2 colheres de chá de vinagre de arroz.

Folhas de coentro.

Pimenta do reino.

PREPARO

Descasque a cebola e corte em cubos rústicos. Transfira para o liquidificador. Lave bem os rabanetes e corte em pedaços menores. Transfira para o liquidificador. Corte a beterraba cozida em pedaços menores e transfira para o liquidificador, acrescentando também o gengibre fresco, leite de coco, água, sal marinho e sementes de coentro. Bata em velocidade baixa até que todos os ingredientes sejam triturados e, em seguida, aumente para a velocidade máxima e bata durante dois minutos. Retire a tampa do liquidificador, acrescente o vinagre de arroz e pulse durante 5 segundos, apenas o suficiente para que o vinagre seja incorporado.

Está pronto! Guarneça com folinhas de coentro, um fio de leite de coco e pimenta do reino.

OBS: sopa pode ser também consumida quente.


SUBSTITUIÇÕES


Rabanete: 1 pedaço pequeno de nabo ou 1/2 pepino. Caso não tenha esses vegetais disponíveis, faça só com beterraba mesmo que vai ficar gostoso do mesmo jeito :)

Gengibre: um pouco de pimenta dedo de moça, ou um leve toque de qualquer outra pimenta.

Sementes de coentro: folhas de coentro.

Vinagre de arroz: suco de limão.

0 visualização

Posts recentes

Faça parte do canal da jornada 333 no Telegram

Quer dicas e receitas diárias?

  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook Luisa Mafei

©2019 by Luisa Mafei Cozinha Afetiva